Os pesquisadores da Universidade de Warwick, do Reino Unido, conseguiram extrair parte da manteiga de cacau e da gordura do leite encontrados no chocolate branco, ao leite e amargo, e substituir por gotículas de suco de laranja e cranberry (oxicoco). Os resultados foram publicados no "Journal of Materials Chemistry".
Como tem a outra parte de gordura, e também graças a adição de um composto chamado "Polimorfo V" (que mantém a aparência brilhante, a firmeza e o derretimento suave na boca), o novo chocolate não tem alterações no sabor.
O resultado final é um chocolate com gosto frutado, mas que também pode ser aproximado ao original se, ao invés dos sucos, forem utilizados água e vitamina C.
"Nosso estudo é apenas o ponto de partida para um chocolate mais saudável. Estabelecemos a química por trás dessa nova técnica, e agora estamos esperando que a indústria alimentícia utilize o método para fazer barras saborosas e com menor teor de gordura", disse Stefan Bon, do departamento de Química de Warwick.
Pois é, essa é a parte apaixonante no campo que eu escolhi: as pessoas buscam por coisas saudáveis, mas não conseguem abrir mão das características conhecidas. Por isso, muito estudo é necessário para atender às novas demandas que surgem, cada vez mais exigentes... É trabalho pesado! Parabéns aos envolvidos no projeto.
E você leitor, comeria com só 50% de culpa uma barra de chocolate com 50% menos gordura?