Pensei em fazer um de frango, um de abóbora, e qualquer outra ideia de viesse... E veio a dúvida: qual erva usar?
Porque o que difere uma boa refeição de uma comida de hospital é o tempero, de fato. Um frango com ricota sem graça ganha vida com ervas finas, por exemplo. Peixe cozido, sem coentro, nem parece peixe. E arroz sem alho então? Parece arroz de restaurante (ruim).
Esses exemplos eu até sabia, mas pros patês fiquei em dúvida mesmo. Quem consultar? Internet.
Encontrei esta ótima lista de ervas e suas combinações na culinária, e espero que ajude outras pessoas assim como me ajudou:
Glossário rápido sobre ervas:
1. Manjericão – Erva fina de odor marcante, o manjericão combina muito bem com tomate, berinjela, abobrinha, frango e vitela. Como o calor diminui seu aroma, fica melhor se adicionado no final da receita.
2. Louro – A folha de Louro é um dos componentes do “Bouquet Garni”. O Louro combina com sopas, peixe em geral, carnes, frango e terrines.
Geralmente uma folha basta para aromatizar o prato.
3. Cebolinha – Cortada em pequenas rodelas a cebolinha realça as saladas, os ovos e as omeletes, o queijo branco e os molhos. A cebolinha ajuda também na decoração de pratos. A cebolinha faz parte das ervas finas junto com salsa e estragão
4. Coentro – O coentro é uma das ervas mais usadas no nordeste brasileiro. Possui um perfume incomparável, refrescante e de sabor marcante. Combina muito bem com o peixe, frutos do mar, frango e legumes. Suas sementes são usadas para temperar marinadas.
5. Tomilho – Muito apreciado nas cozinhas européias, o tomilho é um elemento importante do “Bouquet Garni”. Seu perfume lembra a “Provence”, região da França onde é muito encontrado. Combina muito bem com sopas, molhos de tomate, legumes em geral, carnes vermelhas e terrine.
6. Dill – Com o sabor voltado para o anis, ele combina muito bem com peixes em geral, omeletes, batatas, saladas verdes e creme de leite fresco. Suas sementes são usadas para temperar vinagres, marinadas e pepinos em conserva.
7. Erva Doce – As folhas da Erva Doce combinam muito bem com peixes grelhados ou cozidos em papelote. Este tempero fica delicioso servido com grande variedade de carnes como frango, vitela e outras. O seu aroma doce, como o anis, tempera muito bem saladas, molhos e o creme fresco.
8. Alho – O alho é utilizado em todo o mundo. Seu sabor combina muito com carne, peixes e legumes. O alho tem uma utilização muito ampla na culinária nacional.
9. Azedinha – Um tempero muito usado na Europa durante a primavera, pode ser consumida cozida ou crua. Seu sabor ácido da um toque todo especial nas saladas.
10. Raiz-Forte – A raiz-forte é sem dúvida uma erva picante, seu nome já o diz. Utilizada principalmente para realçar maioneses e molhos que acompanham carnes frias. Também é muito usada na culinária japonesa.
11. Manjerona – Considerada indispensável na cozinha mediterrânea, a manjerona combina com carnes, tomates, batata e arroz. Muito parecida com o orégano, a manjerona tem um aroma mais fino do que o seu concorrente, associando-se mais facilmente a outras ervas.
12. Menta – A menta é muito usada na Europa para temperar o cordeiro, ervilha e batatas. Em outras regiões ela é usada em saladas, em sorbet, em chás ou simplesmente misturado com queijo de cabra e pepino, como fazem na Grécia.
13. Orégano – Indispensável no preparo de pizzas, o orégano é o companheiro perfeito do tomate, do pimentão, da berinjela, da abobrinha e das massas. Também combina muito bem com carnes brancas, como a vitela e o peito de frango.
14. Salsa – Conhecida como salsinha, a salsa além de ser decorativa acrescenta cor e sabor aos omeletes, saladas, molhos, purês de batatas, patês e sopas. São encontradas duas variedades da salsa. A salsa crespa, mais decorativa e em forma de buquê, e, a mais comum, a lisa, que é mais aromática e suporta melhor o cozimento.
15. Alecrim – É certamente uma das ervas mais perfumadas, seu aroma se associa muito bem com o cordeiro, o porco, o frango, a vitela e o fígado. Quando usado fresco, pode servir de decoração.
16. Sálvia – A Sálvia serve para perfumar as carnes, principalmente a carne de porco, o coelho e a vitela. Seu sabor, ligeiramente amargo, combina com legumes secos, queijos e lingüiças. Vai muito bem com carnes grelhadas e com molhos.
17. Estragão – Usado no preparo de molhos, pratos com ovos, frango, saladas e sopas. O estragão tem um gosto picante que ajuda a realçar alimentos sem sabor. Muito usado no preparo de vinagres de vinhos brancos.
(Fonte: helenice.com)
E como combinar a erva com o prato?
Carnes
Alho, cebola, menta, manjericão, salsinha, tomilho, mostarda, alecrim, chili, funcho, gengibre, noz-moscada, páprica, pimenta da jamaica, pimenta do reino, sálvia, salsa, segurelha.
Aves
Curry, alho, cebola, salsa, cebolinha, alecrim, tomilho, manjericão, segurelha, açafrão, cominho, sálvia, pimenta do reino, páprica, orégano, mostarda, manjerona, macis, gengibre, estragão, chili, caril.
Peixes
Salsa, cebolinha, coentro, pimenta do reino, açafrão, aipo, alecrim, caril, cerefólio, dill, cúrcuma, estragão, funcho, gengibre, macis, manjerona, orégano, sálvia, tomilho.
Saladas
Aipo, mostarda, cebola, menta, hortelã, manjericão, salsinha, tomilho, páprica, orégano, macis, gengibre, estragão, endro, chili, cerefólio, cheiro verde, cardamomo.
Fonte: Pimenta e salsa
Pro patê de frango, acho que vou usar ervas finas ou cheiro verde. Pra abóbora, vou só de cebolinha e alho mesmo... Espero que elas gostem lá.
Abraços foodie!