Sendo a marca de biscoitos mais vendida no mundo, pra mim era inconcebível que o Oreo não fosse comercializado no Brasil também! Minha revolta só aumentou depois que, em uma viagem para o Chile, vi a variedade de "Oreos" diferentes existentes (lá e no restante do mundo).
Eu nunca aceitava quando comparavam com o biscoito Negresco, dizendo que eram a mesma coisa. Não, não são! Apesar de os dois serem compostos por duas casquinhas de chocolate envolvendo um recheio branco e cremoso sabor baunilha, o Oreo sempre teve pra mim um sabor mais suave e adocicado, com uma leve lembrança de infância... Lembrança esta que voltou assim que dei a primeira mordida no Oreo novamente brasileiro :-)
Sabendo minha fixação por Oreo, minha mãe sempre compra pacotes e mais pacotes dessa maravilha, acabando por ter várias unidades "estocadas" aqui em casa. Assim, frequentemente surgem receitas e invencionices com este biscoito, assim como a receita que posto hoje.
Trata-se de um bolo branco, com sabor de baunilha, muito macio, e com varios biscoitinhos Oreo picados no seu interior, revelando uma surpresa deliciosa para quem come. Muito fácil esta receita, vamos ver?
Bolo de Oreo
Ingredientes:
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 1/2 xícaras de leite
- 3 cl sopa de manteiga (em temperatura ambiente)
- 2 1/2 xícaras de açúcar
- 2 cl café de essência de baunilha
- 3 ovos (separados em gema e clara)
- 2 cl chá fermento em pó quimico
- 24 a 30 biscoitos oreo, picados grosseiramente à mão
- Uma pitada de sal (para as claras)
Como fazer:
Na batedeira, adicione as 3 claras e uma pitada de sal, e bata até ponto de neve. Reserve em outra vasilha.
Voltando a batedeira (sem as claras agora), adicione as gemas, o açúcar e a manteiga e bata em velocidade média até que forme um creme esbranquiçado e uniforme. Se necessário, retire os ingredientes das laterais da vasilha utilizando uma colher ou espátula.
Em seguida, adicione a baunilha. Adicione alternadamente porções do leite e da farinha, sempre penerando a farinha, e batendo entre uma adição e outa até formar uma mistura homogênea. Ao final, bater por mais 3 minutos em velocidade alta.
Adicione o fermento em pó, e misture bem à mão utilizando uma colher de pau. Adicione os Oreos, misturando novamente à mão.
Adicione as claras aos poucos, mexendo de baixo pra cima para agregar valor ao camarote ar à massa.
Coloque a mistura em uma forma/tabuleiro grande, untado e enfarinhado, e leve ao forno por 45 minutos a 200°C, ou até que, ao enfiar um palito, a massa não grude (saindo seco). Após esfriar, tente não comer o bolo todo e reparta com seus amigos e familiares :)