Eu inverti a ordem das postagens. Primeiro deveria vir um post sobre o iogurte, e depois a receita, mas como eu quero explicar bem o assunto, vou "liberar" a receita logo do iogurte natural caseiro.
Em uma panela alta, ferva o leite. Apague o fogo e deixe esfriar até cerca de 40°C (meça com o termômetro).Ingredientes e materiais:
- 1 litro de leite (integral, semi ou totalmente desnatado)
- 1 copo de iogurte natural comprado no mercado (integral ou desnatado)
- Termômetro culinário
- Vasilha de vidro
- Manta ou cobertor grosso
Modo de fazer:
Transfira o leite para a vasilha de vidro e adicione o copo de iogurte natural. Mexa bem para misturar totalmente o iogurte no leite e tampe a vasilha. Envolva toda a vasilha no cobertor grosso.
Agora começa a fermentação do leite. Você deve deixar a vasilha coberta em um lugar fechado e quieto e que não esfrie muito durante 12 horas, ou de um dia para o outro se preferir, evitando mexer no pote durante este período. O forno (desligado!) ou o microondas são boas opções para "estufas" caseiras se não forem ser usados neste período, mas um armário já serve. Se quiser acelerar o processo, antes de colocar o iogurte para fermentar você pode aquecer rapidamente o forno, desligá-lo, e colocar o iogurte. Assim, o ambiente vai ficar mais aquecido.
Depois das 12 horas, você pode tirar o iogurte para levá-lo à geladeira, e adicionar o que quiser: frutas batidas, açúcar ou adoçante, refresco em pó, mel ou o que sua imaginação permitir. Se quiser repetir o processo, é só reservar um copo deste seu iogurte caseiro e usá-lo no lugar do comprado.
No post que deveria vir antes desse, eu comentei sobre um seminário sobre produção de iogurte que vou apresentar como trabalho da faculdade. Pra essa apresentação, Eu e Gabriel (colega da faculdade de Engenharia de Alimentos) fizemos iogurte no Laboratório de Tecnologia de Alimentos da UFRJ, para servir de prova na apresentação. As fotos aí: