Google + Jovem Foodie: Receita: Alfajor Caseiro

19 de janeiro de 2014

Receita: Alfajor Caseiro

A receita do alfajor é tão saborosa que é quase inacreditável ser tão simples assim!
É uma receita fácil de fazer e que é quase certeza de agradar qualquer um (até quem fala que não gosta de alfajor).
Não tirei esta receita de lugar nenhum. Um belo dia, depois de comer um alfajor daqueles industrializados, pensei em como poderia fazer um em casa, simples, barato e tão bom quanto os do mercado. Fiz algumas tentativas, e acabei ficando com a receita mais simples de todas.
E o engraçado é que sempre que levava pra alguém, ficava super despretensioso, acreditando que as pessoas iam achar "normal" ou sem graça, mas o que acontece é justamente o oposto: todos amam!
Na primeira fase do JovemFoodie, a receita que eu mais fazia era o brigadeirão. Nessa segunda fase que se inicia hoje, posso afirmar: Alfajor é a receita!
Vamos a ela?



Ingredientes

  • Biscoito tipo "maria" ou biscoito da "vaquinha" (de" leite maltado" ou de "leite e coco" da piraquê) ou similar 
  • Doce de leite pastoso (eu uso da marca Itambé, que vem em lata)
  • Chocolate (nobre ou fracionado, fica a seu critério e habilidade)
  • Essência de baunilha
Obs.: Para fazer um alfajor maior, eu uso a bolacha Maria. Quando é para alguma festa, onde as pessoas comem menos de mais pratos, eu faço com o biscoito da vaquinha, pelo seu tamanho menor.
O doce de leite precisa ser de qualidade, que fique firme em temperatura ambiente. Não estou ganhando nada da Itambé, mas a textura desta marca é a mais adequada que encontrei até hoje.
Eu uso chocolate fracionado por sua facilidade de trabalhar, mas dá para fazer com o nobre tranquilamente.



Como fazer

Primeiramente, misture a essência de baunilha no doce de leite, na proporção de 1 colher de chá para 400g de doce de leite.
Pegue as bolachas e coloque uma porção de doce de leite, tentando deixar ao máximo possível no centro. (Se for a bolacha maria, é cerca de uma colher rasa das de sopa. Se for o da vaquinha, é uma colher de chá cheia). Em seguida, colocar uma bolacha por cima, e apertar até que o doce de leite apareça nas bordas (veja a foto).
Se você quiser algo ainda mais gostoso, faça com duas camadas de doce de leite: quando for colocar o outro biscoito, antes de apertar, coloque uma nova porção de doce de leite, para só então colocar um outro biscoito e apertar.
Coloque todos os biscoitos com doce de leite em um tabuleiro, e leve ao congelador por algumas horas, até que o doce de leite esteja bem firme e gelado.
Derreta o chocolate em um recipiente fundo no micro-ondas ou em banho-maria, faça a têmpera (se for chocolate nobre) ou espere esfriar um pouco (se for fracionado). Utilizando um pegador próprio pra isso ou um garfo, mergulhe o biscoito com doce de leite no chocolate. Tire o excesso (deixando escorrer de volta para o recipiente). Coloque o alfajor sobre uma grade ou sobre o papel alumínio. Repita isso até que todos os alfajores estejam prontos.
Leve para o refrigerador para o chocolate endurecer, e está pronto!
E tente não acabar com todos no mesmo dia haha

Espero que gostem, e até a próxima :-)


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!