Google + Jovem Foodie: Nutella caseira

19 de outubro de 2012

Nutella caseira

Muitas ideias de post surgem a partir de um diálogo ou de um acontecimento do meu dia-a-dia, e as vezes acontecem coincidências de eu encontrar o tema nos feeds nos dias subsequentes. Esse foi assim.
Ontem, quando estava voltando da faculdade (a causa dos poucos posts), encontrei com meus pais voltando do mercado. Eles haviam ido fazer compras de mês, ou compras mais "pesadas", enquanto as outras coisas frescas que vão acabando, vamos comprando por semana.
Mais tarde, depois que havíamos entrado com as sacolas, estávamos guardando as mercadorias e conversando. Minha mãe comentou:
- Eu ia comprar um pote de nutella, mas caraca, um pote pequeno tá quase sete reais!
Não somos sovinas, principalmente com comida e lazer. Ela só achou que estava caro demais, e tive que concordar com ela. Eu sabia que existia na internet uma receita caseira, e comentei isso com ela, mas não me interessei em procurar.
Eis que hoje, ao abrir meus feeds, me deparo com um post do blog Gordelícias ensinando como fazer essa maravilha chocolática! Pela coincidência, tive que postar aqui na mesma hora!
Imagina, você poder fazer a quantidade que quiser de nutella, por uma fração do preço? E você ainda pode fazer mais ou menos doce, com mais ou menos avelãs, ou ainda deixar uns pedacinhos crocantes no meio... Enfim, dá pra inovar e fazer a SUA nutella.

Nutella caseira

Ingredientes

  • 1 xícara de avelãs 
  • 350g de chocolate ao leite picado
  • 2 colheres de sopa de óleo de canola
  • 3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher de sopa de cacau em pó sem açúcar
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • 3/4 colher de chá de sal

Como fazer

  1. Espalhe as avelãs em uma assadeira. Toste as avelãs até que estejam ligeiramente douradas e a pele um pouco empolada, cerca de 12 minutos. Enrole as avelãs em uma toalha de cozinha e esfregue para remover a pele solta tanto quanto possível (se algumas ainda ficarem com pele, tudo bem). Deixe esfriar completamente.
  2. Coloque o chocolate em uma tigela e leve ao microondas de 30 em 30 segundos, mexendo a cada retirada, até que o chocolate derreta. Deixe esfriar completamente.
  3. Em um liquidificador ou em um processador de alimentos, triture as avelãs até formar uma pasta. Adicione o óleo, o açúcar, o cacau em pó, baunilha e sal e continue a processar até que a mistura fique o mais suave possível. Adicione o chocolate derretido e bata até ficar homogêneo.
  4. Pressione a mistura contra uma peneira fina para remover quaisquer pedaços de avelãs. Deixe a mistura esfriar. Armazene a mistura em um recipiente hermeticamente fechado à temperatura ambiente durante cerca de 2 semanas.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!