Google + Jovem Foodie: Molho agridoce chinês (normal e diet)

21 de janeiro de 2014

Molho agridoce chinês (normal e diet)


Essa receita foi um resultado final depois de muitas tentativas de adequar o sabor, textura e cor, para ficar o mais parecido com o molho agridoce que a gente encontra em restaurantes chineses/japoneses (geralmente servidos com o Harumaki, ou rolinho-primavera).

É um molho saboroso para vários pratos, como frango, porco, empanados, etc. É ideal para quem gosta de um sabor diferente, mais oriental, com uma certa picância (do vinagre). E super fácil de fazer, tanto na sua versão normal quanto na diet. Eu fiz uma grande quantidade porque acaba rápido aqui em casa, mas nada impede de você fazer uma parte dela, apenas adequando os valores.
Vamos a receita:

Ingredientes

  • 690g de molho de tomate (uma garrafa)
  • 350 mL de vinagre branco (de maçã, de álcool ou etc)
  • 4 colheres de sopa de molho shoyu
  • 250 g de açúcar, ou 2 colheres de sopa de adoçante (recomendo usar o Magro, líquido)*
  • 1 1/2 colher de chá de sal
  • 2 colheres de amido de milho
*Ao colocar o açúcar, comece com 150 g, e vá adicionando aos poucos até adequar ao seu gosto

Como fazer

Em uma panela, misture todos os ingredientes, mexendo bem com uma colher de pau e "amassando" as possíveis bolotas de amido que podem surgir. Não ligue o fogo até que todos os ingredientes estejam bem homogêneos, sem nenhuma pelota de amido.
Antes de ligar o fogo, prove um pouco, para adequar o sabor ao seu gosto. Você pode querer botar menos açúcar, ou mais vinagre, ou mais sal. Varia de pessoa para pessoa. A receita acima foi a que eu faço pra mim, e fica bom.
Feitas as correções, ligue o fogo médio, e aqueça por cinco a sete minutos, até que comece a engrossar, sempre mexendo com uma colher de pau. Desligue o fogo e deixe esfriar. Guarde em um pote de vidro limpo, e armazene na geladeira.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!