Google + Jovem Foodie: As 10 comidas mais reconfortantes [parte 1]

28 de agosto de 2012

As 10 comidas mais reconfortantes [parte 1]

Já deu pra perceber que eu adoro listas, né? Pois é, acho que quando se trata de curiosidades, esse formato de texto permite que a gente aprenda um monte de itens legais e de um jeito compacto.
Dessa vez, é uma lista da CNN sobre confort foods. Mas o que é isso?
Confort foods, que na tradução ficaria como "comidas reconfortantes", são aqueles pratos ou alimentos que você pensa em comer quando precisa se sentir bem. Depois de um dia estressante de trabalho ou de um pé-na-bunda, as vezes você precisa comer algo que caia bem no estômago e te dê prazer.
Lembra quando eu disse nesse post que a comida causa uma ativação dos centros de prazer do cérebro? Essas confort foods, então, teriam um apelo ainda mais forte nessas áreas. Elas super estimulariam os centros de prazer, causando um bem-estar ainda maior que o normal.

A CNN fez esta pesquisa com pessoas do mundo todo, e é interessante notar como a combinação carboidrato + gordura está presente em todas elas. Novamente cito esse post, onde eu expliquei porque essa combinação é tão prazerosa.
Mas tá, chega de falar e vamos aos alimentos.

1. Sorvete

Sendo o mais citado, o sorvete é o campeão das confort foods. Consigo pensar em pelo menos 5 cenas de filmes em que o personagem se afoga em sorvete, comendo direto do pote com uma colher grande... E não é verdade? Principalmente pras mulheres.
Imaginem comigo, meninas: vocês levaram aquele super fora daquele garoto e ficaram down. Vão pra casa, e descobrem que tá passando na televisão aquela comédia romântica super triste. O que vocês pensam em comer? Provavelmente, é sorvete ou chocolate. Ou os dois, como na foto. Não é prazer na certa?
Algo doce, fácil de comer, não suja muita coisa (principalmente se comer no pote, tipo Haagen Dasz) e muito gostoso. É pra isso que confort foods servem, pra aliviar e ser prático.

2. Nutella

 
O comercial dizia que para um café da manhã saudável deveríamos comer "frutas, leite... e pão com nutella". E cara, cá entre nós... Nutella é amor, não é? HAHA parece que pequenos esquilos felizes colheram alegremente as avelãs da floresta encantada, entregaram pras fadas cozinheiras que misturaram com o chocolate do reino mágico, e venderam em pequenos potes. Dá até pra ver as estrelinhas de magia quando comemos esse creme.
Tá, exageros à parte, nutella está entre uma das melhores coisas que eu já comi. E as mulheres da Itália concordam comigo: em pesquisa, 100% das italianas relataram esse creme como o alívio perfeito para relaxar após uma briga com o namorado ou um dia estafante de trabalho. Elas também disseram que preferem comer com pão, na colher ou, dependendo do desespero, comem até com os dedos!

3. Chillaquilles

 
Esse prato é muito preparado no México, mas não há receita porque ele é visto como "lixo". Não lixo no sentido ruim, mas lixo no sentido de aproveitar o que tiver na cozinha.
Pelo visto, quando os mexicanos estão precisando relaxar com uma comida gostosa, eles pegam uma tortilha e recheiam com frango desfiado, ovo cozido e qualquer outro item, tempero ou molho que tiver na cozinha. Confort food como tem que ser: gostosa, prática e que satisfaz o estômago, principalmente no café-da-manhã após uma noite de bebedeira (pra aliviar os efeitos de ressaca).


4. Kartoffelpuffern 

Quando se trata de comida reconfortante, a batata é citada sempre, como purê, bolo ou frita. Na Alemanha, onde a batata é bastante presente na alimentação, não é diferente.
O nome é complicado, mas para os alemães não tem nada melhor pra forrar o estômago e acalentar a alma: o Kartoffelputtern consiste em panquecas fritas de batata, cobertas por purê de maçã e com pedaços de filé de salmão e bacon.

5. Mac and cheese

Ah, o famosíssimo macarrão-com-queijo americano! Clássico nos filmes como refeição predileta de muitos!
Uma refeição completa, rica em energia, com carboidratos, gordura e proteínas, que tem o típico "gosto de casa" pra maioria dos americanos.
Nas preparações caseiras, normalmente sobre o queijo (Cheddar) coloca-se farinha de pão, o que adiciona uma textura crocante e toda especial ao prato.

Calma, tem mais! São 10 itens, mas por hoje vou falar só desses cinco. Ainda tem muita coisa por aí, não percam o próximo post!
Mas e pra você, qual comida te conforta? Diz aí nos comentários, e quem sabe a gente faz um post só dos comentários?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!