Vim contar hoje para vocês um pequeno ponto turístico pouco frequentado do Rio de Janeiro, a Praia Vermelha, na Urca. Muitos visitam o lugar apenas para acessar o bondinho, já que o estacionamento deste é na direção da Praia Vermelha, mas poucos são os que estendem a visita às areias.
De pequena extensão, a praia fica situada entre o morro da Urca e o morro da Babilônia. O nome "Praia Vermelha" se dá porque suas areias adquirem tons avermelhados durante o pôr-do-sol, tanto pela coloração da própria atmosfera quando pelos cristais rosados e avermelhados de granada presentes na areia.
Não há lá grandes atrações turísticas: alguns campis de universidades (UNIRIO e UFRJ), um clube privado de festas (Clube Marítimo da Praia Vermelha), uma estátua de Chopin na calçada da praia e... barraquinhas de comida.
E é claro que eu não poderia deixar de provar algo entre as variedades: barraca de baiana, churros, pipoca, milho, tapioca recheada... Nada muito diferente do presente em tantos outros pontos.
Da baiana, escolhi o acarajé.
"Moça, vou querer 4 acarajés, 3 sem pimenta e um com a pimenta dos outros três."
Sim, meus pais e Bianca não queriam pimenta, e tinha esquecido do remédio pra insanidade e desafiei a vendedora. Depois a Bianca se animou (ou foi o frio?) e quis um pouco de ardor também.
Acarajé com porção extra de ardência |
Atacando, com fome! |