Quem me conhece, sabe que eu sou contra certas invencionices relacionadas a culinária que vejo por aí. Mas entenda: não sou contra inovações, sou contra quem pega uma receita tradicional, faz uma modificação bizarra que tire toda a caracterização desta receita, e continua como se nada tivesse acontecido.
Já vi gente pedir "misto quente sem presunto", "caipirinha de vodka", "baião de dois sem feijão" e "sushi sem arroz".
Entenda, misto quente sem presunto é queijo quente. Capirinha feita com vodka não é mais caipirinha, e sim, caipivodka (ou vodka limonada). Baião de dois sem feijão pode ser no máximo um arroz de forno com queijo coalho, e sushi, tradicionalmente, é peixe em arroz avinagrado. Entende?
Por isso, apesar de eu mesmo fazer algumas invenções na cozinha, não me acho contraditório. É uma questão de manter princípios, ou inventar algo com outro nome.
Jamais eu enrolaria carne moída na alga Nori e chamaria de "sushi de carne moída". Cadê o peixe, cadê o arroz? Já a receita (ou dica, porque é simples) que estou apresentando hoje não quebra nenhum princípio.
Temaki é o nome original para aqueles cones que servem em restaurante japonês, e significa literalmente "enrolado com a mão" ou "rolinho de mão": "te" significa mão, e "maki", rolo ou enrolado.
Não é todo mundo que aceita muito bem a ideia de comer carne crua (mesmo de peixe), ou "arroz papa". Conheço gente que se pela de nojo só de pensar em sushi. Pena, porque a culinária japonesa, quando bem executada, é deliciosa!
Pensando nessas pessoas, hoje fiz uma invencionice, uma pisada de pé nos chefs "sansei" que ensinam essa arte dos sushis, mas eu preciso compartilhar (agora que já me expliquei): Temaki de carne moída!
Na verdade, é um Temaki de Kibe, porque eu peguei um kibe, "desconstruí" e enrolei na alga Nori. O modo de fazer é o tradicional, de qualquer Temaki, só que a carne moída precisa estar fria, e deve ser pressionada contra a alga (para que não desmonte na hora de enrolar).
Fica bom se a carne moída estiver bem temperada, e acompanha o molho que você quiser. Faz em casa pra aquele seu amigo chato que não gosta de sushi, vai que ele muda de ideia depois desse primeiro contato?
Abraços foodie!