A data comemorativa foi criada em 1985 pelo secretário de turismo da época, Caio Luís de Carvalho. Neste dia, houve um concurso que escolherias as 10 melhores pizzas de muçarela e marguerita. Animado com a disputa, o secretário estabeleceu como data comemorativa o dia de entrega do final do concurso.
A pizza foi sendo inventada ao longo do tempo. Estudos históricos indicam que tudo começou há cerca de 6 mil anos com uma espécie de pão achatado, assado sob cinzas ou sobre pedras, que os egípcios e hebreus consumiam. Este pão, bastante similar ao pão Pita ou sírio, se chamava "piscea".
Durante a idade média, este pão chegou à Itália, junto ao costume fenício e turco de o rechear com cebola e carne.
Em terras italianas, a piscea agora ganhava o azeite e as ervas típicas do mediterrâneo. Com o conhecimento do tomate (descoberto na América, durante a colonização espanhola), este também fora adicionado. Em nápoles, a piscea era um prato humilde: recheado com carnes gordas, queijo e até peixes, servia como refeição para as camadas mais pobres.
Porém, a sua fama e praticidade levaram a receita aos quatro cantos do mundo. Chegou ao Brasil com os imigrantes italianos. Por isso, é de se esperar que São Paulo seja a campeã brasileira no consumo da redonda (a pizza, hehe), pela quantidade de imigrantes italianos presentes.
Eu mesmo sou um grande fã de pizza! Já fiz em casa, no ano passado, em um "Pizza Sunday" com amigos (Bianca, Pedro e Vinícius). Na época, fiz três variedades com massa integral caseira: calabresa, peito de peru e chocolate com morango:
Quase não deu tempo de tirar a foto hehe |
E sobre sabores de pizza, os meus preferidos são lombo canadense, frango, aliche, queijo minas (o da Parmê), e claro, as doces: sensação (chocolate e morango), chocolate, romeu e julieta e prestígio!
Vou parar por aqui antes que dê fome!
Abraços Foodie!