Google + Jovem Foodie: Palmito assado na brasa, já comeu?

1 de julho de 2012

Palmito assado na brasa, já comeu?

Almoço de hoje: churrasco gaúcho e costela assada no fogo de chão. Tem coisa melhor? Meus parabéns duplos pra Alnecir, pelo aniversário e pelo almoço. Excepcional!
Álbum de fotos (clica que abre):

Teve palmito assado na churrasqueira! Achei curioso, e é óbvio que eu provei!
Fica muito macio, e com um sabor inimaginável, muito diferente de quando a gente come o palmito em conserva. Eu achei que o gosto lembra, lá no fundo, batata doce cozida. Opinião minha.

A costela no fogo de chão (depois de comer muito dessa, fui de palmito haha)

Bianca, Alnecir, eu e Alberto, com o palmito no espeto
Tudo bem, sabemos que a extração de palmito juçara deixou essa espécie de palmeiras praticamente em extinção, e que só devemos comprar palmito de outras espécies, em plantações legalizadas.
Quando a gente come pela primeira vez desse jeito, consegue entender porque houve essa extração desenfreada. Sério, é muito bom.


Uma curiosidade sobre o palmito: depois que ele é extraído, a árvore morre.
O palmito, na botânica, corresponde ao meristema apical de algumas espécies de palmeira (pupunha, juçara, açaí, entre outras), e esta parte é a responsável pelo crescimento apical - ou seja, pra cima - da planta. Quando o palmito é retirado, a planta fica impedida de crescer e morre.

Meristema apical (esq) e secundário (dir), responsável pelo crescimento em espessura das árvores.
Ficheiro:Euterpe edulis.jpg
Palmeira Juçara (Euterpe Edulis), espécie em extinção.
 Abraços foodie!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!