Google + Jovem Foodie: Iogurte

4 de julho de 2012

Iogurte

Apresentarei com uns colegas quinta-feira um seminário na faculdade sobre a produção industrial de iogurte. Hoje, tomado por esse espírito "Top Therm", resolvi falar um pouco sobre o iogurte.

Que o iogurte natural deveria ser consumido por todos diariamente é um fato: apresenta uma enormidade de vitaminas e minerais, fornece quantidades adequadas de carboidratos, proteínas e gorduras, além de ser um aliado ideal ao bom funcionamento do intestino (e do metabolismo em geral). Para os intolerantes à lactose, o consumo do leite fermentado ou do iogurte é uma opção adequada para a ingestão dos micronutrientes citados - principalmente o cálcio.
 
Inventado por acaso na região do império Turco Otomano em cerca de 1500, teve origem da necessidade de transportar leite em longas viagens. O leite era armazenado em bolsas feitas de pele de cabra (chamados odres), e estas bolsas eram amarradas ao corpo do viajante. Então, durante o trajeto, o calor do corpo e as condições favoráveis da bolsa de pele permitiam que as bactérias presentes no leite fermentassem, dando origem ao iogurte. O nome deriva do adjetivo turco yoğun, que significa "denso". Curiosamente, os benefícios do iogurte eram conhecidos, e ele chegava a ser comparado a um elixir da juventude, mas seu sabor era considerado asqueroso, o que reduzia o consumo.

 
Hoje em dia, o iogurte produzido industrialmente é m
anejado em condições adequadas, para evitar qualquer gosto diferente do padrão. Temperatura, acidez e esterilidade dos aparelhos são exemplos de condições bem observadas para evitar características indesejadas (causadas pela proliferação de outros microorganismos ou de alterações na bioquímica do leite). Para ocorrer a fermentação, usa-se as bactérias lácteas Streptococus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, que consomem a lactose e geram o ácido lático, mas pouco alteram nas quantidades de micronutrientes presentes no leite.
O consumo de iogurte no Brasil é muito baixo quando comparado ao consumo nos países industrializados. Por aqui, o tipo mais apreciado pelos consumidores é o com a adição de polpa de morango, e mesmo assim, o consumo se dá apenas pelas características do produto (sabor, etc), e não pelos benefícios à saúde.

Como são muitos, os benefícios do consumo do iogurte podem ser listados:

  • Apresenta os mesmos benefícios do leite: é fonte de proteínas, cálcio, zinco, vitaminas A e do complexo B;
  • Regulariza o metabolismo: atua na produção de anticorpos, hormônios e proteínas, o que também fortalece o sistema imunológico;
  • Pela alta taxa de cálcio, é ótimo para a manutenção da massa óssea (principalmente em mulheres acima dos 40 anos e idosos em geral);
  • A vitamina A presente no iogurte melhora a saúde da pele, da visão, das unhas e dos cabelos
  • As vitaminas do complexo B proporcionam energia e oxigenam as células
E o melhor: dá pra fazer em casa, é muito fácil e barato, e o resultado é saboroso!
A receita, você encontra neste post.

Abraços Foodie!
Fonte
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Oi Guilherme,
    Consumimos muito iogurte, grande parte feito em casa, gostei do texto.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!