Google + Jovem Foodie: Dia da pizza

10 de julho de 2012

Dia da pizza

Hoje em São Paulo é comemorado o dia da Pizza! Na cidade que fica em segundo lugar no consumo de pizzas em todo o mundo (só perde para Nova York), há que se ter um dia especial para este prato, não é?
A data comemorativa foi criada em 1985 pelo secretário de turismo da época, Caio Luís de Carvalho. Neste dia, houve um concurso que escolherias as 10 melhores pizzas de muçarela e marguerita. Animado com a disputa, o secretário estabeleceu como data comemorativa o dia de entrega do final do concurso.

A pizza foi sendo inventada ao longo do tempo. Estudos históricos indicam que tudo começou há cerca de 6 mil anos com uma espécie de pão achatado, assado sob cinzas ou sobre pedras, que os egípcios e hebreus consumiam. Este pão, bastante similar ao pão Pita ou sírio, se chamava "piscea".
Durante a idade média, este pão chegou à Itália, junto ao costume fenício e turco de o rechear com cebola e carne.
Em terras italianas, a piscea agora ganhava o azeite e as ervas típicas do mediterrâneo. Com o conhecimento do tomate (descoberto na América, durante a colonização espanhola), este também fora adicionado. Em nápoles, a piscea era um prato humilde: recheado com carnes gordas, queijo e até peixes, servia como refeição para as camadas mais pobres.
Porém, a sua fama e praticidade levaram a receita aos quatro cantos do mundo. Chegou ao Brasil com os imigrantes italianos. Por isso, é de se esperar que São Paulo seja a campeã brasileira no consumo da redonda (a pizza, hehe), pela quantidade de imigrantes italianos presentes.

Eu mesmo sou um grande fã de pizza! Já fiz em casa, no ano passado, em um "Pizza Sunday" com amigos (Bianca, Pedro e Vinícius). Na época, fiz três variedades com massa integral caseira: calabresa, peito de peru e chocolate com morango:


Quase não deu tempo de tirar a foto hehe
Ultimamente, como aperitivo para o final de semana, tenho comprado "pizza seca" ou "massa branca", que é um petisco feito de massa de pizza, esticada bem fininha, e assada com azeite, queijo parmesão ralado e orégano ou alecrim (vou fazer mais pra frente um post só sobre isso).
E sobre sabores de pizza, os meus preferidos são lombo canadense, frango, aliche, queijo minas (o da Parmê), e claro, as doces: sensação (chocolate e morango), chocolate, romeu e julieta e prestígio!
Vou parar por aqui antes que dê fome!

Abraços Foodie!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!