Google + Jovem Foodie: Cuscuz de tapioca light

10 de julho de 2012

Cuscuz de tapioca light

Especifiquei o "de tapioca" porque, só agora depois de burro velho que fui descobrir que existem milhares de outros tipos de cuscuz. O marroquino, o nordestino (de milho), entre outras variações locais...
Essa receita se refere àquele cuscuz de bandeja que nós aqui do Rio de Janeiros encontramos pra vender até em praias, e que o vendedor normalmente adiciona leite condensado na hora de servir. Pelo que me lembro, é um prato comum no nordeste, e principalmente no norte.
Só que a minha versão é light: sem açúcar, e com leite desnatado. Fica bem soltinho, sem aquela sola no fundo, e sem o enjoativo do excesso de doce.
Há quem goste de fazer só com água (é sério, diz minha mãe que desses vendedores de rua, a maioria é água), mas eu imagino que deve ficar sem gosto... Quem quiser arriscar assim, tente.

Cuscuz de tapioca light

Dificil resistir a tirar uma colherada antes da foto!!

Ingredientes

  • 500g de tapioca ralada
  • 500 ml de leite desnatado
  • 500 ml de água
  • 1 garrafinha de leite de coco light
  • 1 saquinho de coco em flocos
  • Adoçante (pode ser culinário ou líquido mesmo, recomendo o "Magro", ou o açúcar light União)
  • Essência de baunilha a gosto
  • Leite condensado a gosto

Como fazer

Em uma travessa, misture a tapioca com metade do coco em flocos, e reserve. 
Em uma panela, coloque o leite e a água, e leve ao fogo. Deixe ferver. Adicione a garrafinha de leite de coco, e apague o fogo. Adicione a essência de baunilha (eu uso cerca de uma colher de sopa) e o adoçante (o líquido, eu uso cerca de 4 a 5 colheres de sopa, mas aí vai a gosto mesmo) já com o fogo desligado.
Com os líquidos ainda BEM quentes, adicione aos poucos a tapioca e o coco que você havia misturado, e mexa sempre para não empelotar.
Caso comece a empelotar, ou a mistura não fique homogênea, leve toda essa mistura no liquidificador (em partes), e bata bem. Eu sempre faço isso para ele ficar sem pelota nenhuma.
Depois de sair do liquidificador, verta a mistura (que agora, deve estar bem cremosa e grossa) em um refratário ou vasilha grande. Cubra com papel alumínio, e deixe descansar fora da geladeira até esfriar (assim, a tapioca vai hidratar, inchar e ficar macia ao corte, dando liga). Após isto, descubra, polvilhe a outra metade do coco em flocos, e leve à geladeira.
Obs.: Se quiser desenformar, pode aquelas formas com furo no centro, que se usa para pudim. Nesse caso, umedeça a forma e unte polvilhando coco ralado.
Obs2.: Essa receita fica pouco doce. Quem gosta de mais doce, pode colocar açúcar na preparação, ou cobrir com leite condensado na hora de servir. Particularmente, acho que sem nada fica mais gostoso, porque você sente o verdadeiro gosto do cuscuz!


E aí você me pergunta: mas assim, essa receita, toda light e cheia de firulas... fica bom? Dá pra sentir gosto de adoçante? Só quem tá de dieta ou é diabético vai gostar disso?
Vou responder com uma foto do "Velho Foodie", meu pai:

Essa receita, das que eu faço, é a preferida (ê, prepotência...) da Bianca (eu acho hahaha), tenho até uma foto do meu aniversário aqui, que a mostra se atracando com meia travessa (mentiiiira, é só um pedaço mesmo). Só não posto porque se não ela pode cumprir a ameaça:
- Eu vou quebrar a sua cara. (GUEDES, Bianca. Conversas de MSN, Rio de Janeiro, 2012.)

Quem gostar da receita, compartilha! Boa pra quem tá de dieta, e pra quem não tá também! Sério, fica deliciosa! E quem for fazer, se quiser tirar foto e me enviar, postarei no blog.
Por enquanto é só!

Abraços Foodie!
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Bom dia, Guilherme! Obrigada pelo comentário deixado no PG! O comentário infeliz vamos deixar pra lá e seguir em frente porque graças a Deus os amigos são maioria!
    Já dei uma passeada por todo o seu blog e gostei muito da sua abordagem, da maneira como se expressa e das receitas. Achei este cuscuz bem interessante mas a mandioca cozinha só de ficar no líquido quente?
    Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Akemi! Que honra você visitando meu blog hehe! E obrigado pelo elogio! Seu blog é um dos que eu sempre acompanho pelos feeds, e um dos preferidos mesmo.
      Sim, a mandioca cozinha só pela quentura do leite. Por isso ele deve estar bem fervente quando for adicionar.

      Abraços, e sucesso para nossos blogs (o seu já faz...) !

      Excluir

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!