Google + Jovem Foodie: Seria o Alzheimer um tipo de Diabete?

4 de setembro de 2012

Seria o Alzheimer um tipo de Diabete?


O nosso cérebro é, de longe, o órgão que mais trabalha no corpo: por estar funcionando o tempo todo, sem descansos, e realizando ações muito complexas, ele consome cerca de 20% de toda a glicose que ingerimos. Por isso, uma dieta rica em açúcar e gordura foi benéfica para a evolução. O problema reside nos excessos que vemos hoje em dia.
Os cientistas já conhecem os efeitos da má-alimentação - obesidade, diabetes e agora, talvez Alzheimer. Estudos sugerem que o Alzheimer seria um tipo de diabetes. A neuropatologista Suzanne de la Monte, da Universidade de Brown (EUA), sugeriu recentemente a ligação entre a falta de insulina e o Mal de Alzheimer.
A insulina, hormônio responsável por reduzir o açúcar na corrente sanguínea, está ligada a diabetes tipo 2. No estudo, a neuropatologista interrompeu o fluxo de insulina para o cérebro ratos, e teve como resultado graves danos nas áreas relacionadas a memória, além de desgaste dos neurônios e perda de conexões entre eles - sintomas típicos do mal de Alzheimer.
Então, um modo de evitar o sofrimento dessa doença (e de muitas outras) é controlar a alimentação. Evitar uma dieta excessivamente calórica, rica em açúcares e gordura, ainda parece ser a chave para a saúde, a despeito do crescente  comércio de alimentos pouco-saudáveis.
Mesmo que estudos posteriores indiquem o contrário sugerido pela neuropatologista, uma alimentação desregrada traz todos os outros malefícios já conhecidos.
Fonte: New Scientist
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!