Google + Jovem Foodie: Culinária do Brasil: região Sudeste

7 de setembro de 2012

Culinária do Brasil: região Sudeste

Eu comentei no post anterior que faria uma série sobre a culinária do Brasil, e que dividiria por regiões devido a extensão do conteúdo. Vou começar por terrenos conhecidos, onde nasci, a região Sudeste.

A região sudeste, composta de apenas 4 estados (Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo), pode ser considerada o centro ativo do Brasil. Em São Paulo, temos a maior e mais importante metrópole do país, além da Bolsa de Valores. O Rio de Janeiro, que já foi capital do Brasil antes que fosse Brasília, muito conhecido pelas belezas turísticas, vai sediar as olimpíadas de 2016. Minas Gerais, o maior estado da região, tem uma cultura todo característica, e já foi berço de movimentos de emancipação colonial (a Inconfidência). E no Espírito Santo, só sei que é terra do Roberto Carlos, e das belezas de Guarapari.

E cadê a comida? Hehe, vamos lá, vou começar pela mais extensa (e complexa). Me acompanhe.


Culinária de Minas Gerais

Minas Gerais atraiu a atenção nacional em vários momentos da história: Política do Café-com-leite (revesamento de presidências entre SP e MG), a Inconfidência Mineira, a corrida pelo ouro, pela arte de Aleijadinho e pelas palavras de Carlos Drummond de Andrade...
Sua culinária também atrai atenção, tanto pela riqueza de sabores, cores, aromas, quanto pelas influências.

Nessa região, temos o tutu, couve, torresmo, a mandioca frita, carne de porco, feijão tropeiro, angu. Pela produção de leite, temos uma imensa gama de queijos e derivados lácteos, como o queijo minas frescal e curado e o queijo canastra, o requeijão e o catupiri, além de pratos como o pão-de-queijo (típico mesmo).
Como há plantação de milho, há pamonha, curau, canjica (ou munguzá), milho cozido.
Alguns pratos típicos são o Frango com Quiabo, o Cozido à moda e o Quibebe (um tipo de purê de abóbora). Doces, temos o doce-de-leite, a ambrosia, o pingo de leite e o pé-de-moleque. Ê trem bão, sô!
IMAGEM 1

Culinária do Rio de Janeiro

Pra começar, tenho que desfazer um mito: FEIJOADA NÃO É CRIAÇÃO DE ESCRAVOS. Ponto. A ideia de juntar carne e feijão já existia na Europa há teeeempos, só que com feijão branco, e se chamava Cassoulet. E as partes de animais que entram na feijoada não eram "desprezadas" pelos senhores de engenho. Carne era item RARO no Brasil, e os senhores comeriam até a asa do porco se ele tivesse.
Agora sim, sobre a culinária do Rio, minha terra querida :)
Os pratos típicos são a (já citada) feijoada e o "filé com fritas" ou Filé a Osvaldo Aranha (com batatas portuguesas e farofa de ovos). Por aqui, temos muita influência do mar, por isso o peixe é presente em várias preparações como sardinha frita, casquinha de siri e cozidos. Também temos influencia da culinária geral do Brasil, com muito churrasco, comida mineira e outras preparações.
Como o Rio de Janeiro é uma cidade turística, também temos influência da culinária japonesa, italiana, árabe... É uma grande mistura.
Mas nós temos um doce criado aqui (e talvez não muito conhecido pelos jovens hoje), o chuvisco! Criado em Campo dos Goytacazes, o chuvisco é um doce à base de ovos e açúcar, e que fica imerso em calda. É uma delícia, eu acabava com um pote desse doce quando era criança.

Culinária de São Paulo

Na minha opinião, essa é a culinária mais internacional do Brasil. Tanto pelo contato que os paulistas tem com o resto do mundo (executivos, estudantes etc) quanto pelas diversas correntes migratórias que já passaram por este estado.
Só pra você ter ideia, São Paulo só perde em consumo de pizzas para Nova York. São Paulo também encabeçou a onda de comida Japonesa (e tem o bairro da liberdade, "lar" da corônia). São Paulo tem uma imensidão de restaurantes árabes, churrasco grego, comida chinesa.
Pratos salgados típicos, tem o Virado à Paulista (feijão com farinha de mandioca, linguiça, ovos fritos, couve, torresmo, costela de porco), o Bauru (sanduíche com bife/queijo e presunto, ovo, salada, batata frita ou outras combinações) e a extensa culinária caipira.
Já nos doces, São Paulo é terra de criação do brigadeiro, da paçoca de amendoim e das famooooooooosas Pamonhas de Piracicaba. Olha a pamonha, olha a pamonha.

Culinária do Espírito Santo

Como o Rio de Janeiro, o Espírito Santo tem forte influência do mar na culinária. Tanto que seus pratos típicos são a Moqueca Capixaba e o Peixe na Telha (geralmente o badejo).
Também há influência da culinária caipira na cozinha capixaba, e um ponto notável é o uso frequente das panelas de barro e de pedra. Chique!

Bem, por enquanto é só. Qualquer sugestão, dica, pergunta, é só escrever um comentário aí. Diz o que achou dessa série de posts, e conta o que você quer ver por aqui também!
O próximo post da série, semana que vem eu conto hehe

Abraços Foodie!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!