Google + Jovem Foodie: Descoberta genética pode acabar com os tomates sem gosto

2 de julho de 2012

Descoberta genética pode acabar com os tomates sem gosto

Eu não passo praticamente nem um dia sem comer um tomate. Seja em molhos, salada, até mesmo em um sanduiche no café da manhã, eu adoro!
Quem já teve a oportunidade de comer um orgânico ou plantado em casa, sabe que a maioria dos tomates que compramos no mercado é um tanto "aguado" e pobre em sabor (o que não me impede de ser um tomatívoro haha). Mas uma descoberta genética promete mudar essa característica.

The breakthrough by University of California, Davis researchers could allow farmers to breed supermarket tomatoes that taste as good as high-priced 'old-style' breeds.Os tomates que compramos são assim aguados porque os agricultores preferem uma plantação mais uniforme, mesmo que seja de tomates insossos, ao invés de arriscar grandes perdas de produção. Eles colhem os tomates enquanto estes ainda estão verdes para que amadureçam por igual, mas isso reduz a quantidade de carboidratos no fruto.
Os pesquisadores observaram que os tomates mais suculentos e saborosos, quando verdes, apresentavam essa coloração mais intensa - coloração esta causada pela presença dos cloroplastos. O cloroplasto é a estrutura responsável pela fotossíntese e pela produção de carboidratos, e por isso, quanto mais intenso o verde, mais sabor o fruto terá quando maduro.
Então, partindo desta ideia, os pesquisadores buscaram um método que aumentasse a concentração de cloroplastos, e chegaram às proteínas GLK1 e GLK2. O estudo mostrou que os tomates que continham mais GLK2, também continham as maiores concentrações de cloroplastos.
Além da quantidade superior de cloroplastos e, consequentemente, carboidratos, os tomates mais suculentos apresentam as maiores taxas de licopeno - substância que garante a cor vermelha do tomate e apresenta potente efeito antioxidante.

A natureza apresenta numerosos genes importantes e suas variantes. Compreender os genes responsáveis por essas características facilita o processo desafiador da criação de culturas que atendam às necessidades de todos os componentes da cadeia de abastecimento alimentar”, declarou Jim Giovannoni da Cornel University.

Fonte: DailyMail

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!